A Tesla lançou uma actualização que permite aos carros detectar estradas esburacadas ou em más condições, para tentar poupar as rodas e suspensão.
Em Portugal temos zonas com estradas excelentes, mas também muitas zonas onde proliferam verdadeiras crateras nas estradas, que são o terror de todos os que têm carros com pneus de baixo perfil e que facilmente podem representar despesas de centenas ou milhares de euros em jantes partidas ou empenadas.
Com a última actualização, a Tesla está a tirar partido dos dados recolhidos pela suspensão dos seus automóveis, para determinar zonas de estradas com buracos, e que permitem que os modelos equipados com suspensão adaptativa possam ajustar a suspensão antecipadamente para melhor enfrentarem esse troço que se aproxima.
Infelizmente, isto apenas se aplica aos modelos com suspensão adaptativa, como os novos Model S e Model X, já que a Tesla nem sequer disponibiliza isso como opção no Model 3 e Model Y; e também não chega (ainda) ao ponto de tentar evitar os buracos propriamente ditos, limitando-se a ajustar a suspensão mas podendo acertar em cheio num buraco. Aliás, a maioria dos condutores refere que os buracos são uma das principais causas que os levam a assumir o controlo do carro quando usam o Autopilot, para os evitarem quando vêem que o carro segue em direcção a eles como se nada fosse.
O ideal mesmo é que as entidades competentes tratassem de arranjar os buracos de forma atempada, evitando a fúria e frustração de milhares e milhares de condutores que diariamente têm que enfrentar a lotaria de os evitar.
2022/07/04
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Bom isto por cá teria algumas dificuldades em lidar com algumas estradas, mas na Ucrânia neste momento ainda deve ser mais complicado..
ResponderEliminarA Ford já tem esta tecnologia há muitos anos. Ford Fusion 2017
ResponderEliminar