2022/07/04

Teslas começam a detectar buracos na estrada

A Tesla lançou uma actualização que permite aos carros detectar estradas esburacadas ou em más condições, para tentar poupar as rodas e suspensão.

Em Portugal temos zonas com estradas excelentes, mas também muitas zonas onde proliferam verdadeiras crateras nas estradas, que são o terror de todos os que têm carros com pneus de baixo perfil e que facilmente podem representar despesas de centenas ou milhares de euros em jantes partidas ou empenadas.

Com a última actualização, a Tesla está a tirar partido dos dados recolhidos pela suspensão dos seus automóveis, para determinar zonas de estradas com buracos, e que permitem que os modelos equipados com suspensão adaptativa possam ajustar a suspensão antecipadamente para melhor enfrentarem esse troço que se aproxima.
Infelizmente, isto apenas se aplica aos modelos com suspensão adaptativa, como os novos Model S e Model X, já que a Tesla nem sequer disponibiliza isso como opção no Model 3 e Model Y; e também não chega (ainda) ao ponto de tentar evitar os buracos propriamente ditos, limitando-se a ajustar a suspensão mas podendo acertar em cheio num buraco. Aliás, a maioria dos condutores refere que os buracos são uma das principais causas que os levam a assumir o controlo do carro quando usam o Autopilot, para os evitarem quando vêem que o carro segue em direcção a eles como se nada fosse.

O ideal mesmo é que as entidades competentes tratassem de arranjar os buracos de forma atempada, evitando a fúria e frustração de milhares e milhares de condutores que diariamente têm que enfrentar a lotaria de os evitar.

2 comentários:

  1. Bom isto por cá teria algumas dificuldades em lidar com algumas estradas, mas na Ucrânia neste momento ainda deve ser mais complicado..

    ResponderEliminar
  2. A Ford já tem esta tecnologia há muitos anos. Ford Fusion 2017

    ResponderEliminar