2022/08/14

Apple bloqueia emojis de alta qualidade do Telegram

Parece estar descoberto o motivo pelo qual a Apple estava a impedir a mais recente actualização do Telegram, e efectivamente tinha a ver com os emoji.

O CEO do Telegram veio recentemente a público desabafar a atitude da Apple, que estava a bloquear uma actualização do Telegram há duas semanas sem dar qualquer justificação. Pois bem, logo depois de o ter feito, a Apple parece ter desbloqueado o processo... bloqueando uma das novidades.

A nova actualização do Telegram já está disponível na App Store, que permite expandir ainda mais a gama de emojis com packs de emojis animados que qualquer pessoa pode criar (mas que só podem ser utilizados pelos clientes que pagam pelo Telegram+), emojis interactivos com efeitos full-screen, e também mais opções de privacidade sobre quem pode efectuar chamadas de voz - mas estranhamente, também limitado apenas a quem tem Telegram+ (o que me parece ser um mau precedente, associar opções de privacidade e controlo apenas para quem paga).

Mas, o elemento em destaque são os Telemoji!
Pavel Durov diz que os Telemoji eram o motivo pelo qual a Apple estava a bloquear a actualização, obrigando o Telegram a removê-los.

Os Telemoji eram versões vectoriais dos emoji animados, o que permitia que pudessem ser aumentados para qualquer tamanho sem perder qualidade. Torna-se extremamente ridículo que a Apple chegue ao ponto de impedir uma app por causa do tipo de emojis que utiliza, mas até acaba por ser bom a longo prazo, tornando-se mais um exemplo a acumular na lista de motivos porque é necessário disponibilizar uma forma de disponibilizar apps no iOS que dispense a aprovação da Apple.

1 comentário: