Abrir links directamente no browser integrado na app do Instagram ou Facebook em iOS sujeita os utilizadores à injecção de scripts de tracking nas páginas que visitarem.
o iOS é uma plataforma que a Apple controla com unhas e dentes, chegando ao ponto de nem sequer permitir browsers alternativos; todos os browsers em iOS, quer digam chamar-se Chrome ou Firefox, são obrigados a utilizar o motor do Safari que a Apple disponibiliza no sistema. A Apple justifica isso com a questão da segurança, mas por outro lado não se incomoda que esse seu browser seja abusado para fazer o tracking dos utilizadores.
Em causa estão os "browsers" integrados nas próprias apps, que evitam que o utilizador seja atirado para o Safari, apresentando uma janela do browser na app. É que, isso permite que os criadores das apps possam ter controlo quase total sobre o que é feito nessa janela de browser, e no caso do Facebook e Instagram, isso inclui fazer o tracking do que os utilizadores fazem nessas páginas.
Quando se abre um link dentro do Instagram ou Facebook em iOS, esse browser integrado adiciona o tracking do Facebook mesmo que a página que se visita não tenha qualquer secript de tracking. E com isso, a Meta fica a saber que páginas os utilizadores visitam, e até que textos seleccionam. Embora pareçam não o fazer, também nada os impede de poderem espiar as passwords que os utilizadores lá escreverem.
A Apple está consciente deste risco, sendo por isso que há algum tempo disponibilizou outra "janela de browser" que recomenda que as apps utilizam, e que disponibiliza o browser na app mas sem que a app consiga interferir com o seu conteúdo, sendo equivalente a estar a usar o Safari. Mas, como se pode imaginar, isso não é do interesse da Meta, que opta por manter o browser "à moda antiga" no Facebook e Instagram.
Sendo pouco provável que a Meta vá fazer isso de forma voluntária, resta à Apple cortar o mal pela raiz, forçando que o sistema utilize o browser de modo seguro mesmo quando uma app tentar activar a janela de browser que permite este tipo de abusos.
Actualização: O TikTok também espia todas as teclas que se carregar num site visitado no seu browser.
Na App Facebook (Android pelo menos) havia uma hipótese de abrir links no browser externo. Desapareceu entretanto... Alguém sabe onde está?...
ResponderEliminar