2022/08/11

Impressoras Epson param de imprimir quando acham que já trabalharam demais

Há mais um caso que relembra os abusos dos fabricantes de impressoras na forma como bloqueiam os seus produtos, e chegando ao ponto de impedir o funcionamento de impressoras funcionais.

As impressoras têm sido produtos onde a chamada "obsolescência programada" se tem feito sentir de forma mais notória. Muitas das impressoras são vendidas apenas como veículo para a venda dos tinteiros - com marcas como a HP a já nem esconderem isso, fornecendo serviços de subscrição dos mesmos, com base nas páginas impressas por mês - e por vezes surpreendem os utilizadores com mensagens inesperadas.

Foi esse o caso de Mark Tavern, que viu a sua impressora Epson recusar-se a funcionar, apesar de estar funcionalmente capaz, pedindo uma "revisão" na marca.
A Epson diz que controla o tempo de utilização dos componentes, e que bloqueia a impressora por motivos de segurança - em "benefício dos consumidores", claro. Desculpa que não convence ninguém, especialmente pela própria Epson fornecer, contrariada, um utilitário para permitir ultrapassar o bloqueio (embora dizendo que é de forma temporária).

Obviamente que se trata de uma situação abusiva. Um automóvel é um produto infinitamente mais perigoso, e embora possa alertar o condutor de que está a precisar de mudar o óleo, os calços dos travões, isso não impede que o carro continue a funcionar, sendo da responsabilidade do condutor tomar as devidas providências para manter as condições de segurança. Por isso, que desculpa tem a Epson para impedir o funcionamento de uma impressora, que pertence a alguém que a comprou e a deseja utilizar como muito bem entender?

Não tem. E resolveria a questão tal como nos automóveis: apresentava um alerta a dizer que estava na altura de substituir o que precisasse ser substituído, mas sem nunca se sobrepor ao que o seu dono deseje fazer.

3 comentários:

  1. Isso já acontece há muito tempo e até com outras marcas. Por vezes o que se faz é um conjunto de instruções ao firmware para fazer um reset aos contadores. O problema muitas vezes é saber como o fazer...

    ResponderEliminar
  2. E deixam de fazer drivers para os macOS mais recentes, ou seja, deixam de funcionar.

    ResponderEliminar
  3. Isso aconteceu com a minha antiga impressora. repentinamente tenho um erro a dizer exatamente isso, subitamente passou de uma impressora funcional para um tijolo, Era uma daquelas de 50 euros que nem sequer ecrã tinha, mas funcionava, e do nada decidiu pedir reforma. Resolvi nunca mais comprar impressoras da epson e agora comprei da canon, e estou bastante feliz principalmente com os tinteiros que duram muito mais tempo.

    ResponderEliminar