2022/08/11

Notícias do dia

Disney+ supera Netflix e celebra com aumento de preço; Xiaomi mostra robot CyberOne; motor eléctrico DMD dispensa materiais raros e melhora eficiência nos automóveis; e livra-se do bloqueio na Europa por agora.

Antes de passarmos às notícias, já temos novo passatempo semanal, que desta vez te pode valer um powerbank Ockred de 10000 mAh.

Messenger começa a testar encriptação E2E activada de origem

Depois do WhatsApp, a Meta prepara-se para também activar a encriptação E2E no Messenger, tanto para as mensagens como também para os backups.

A encriptação end-to-end, se devidamente implementada, promete total segurança para os utilizadores, significando que apenas os legítimos intervenientes nas conversas terão acesso âs mesmas, e nem mesmo o serviço utilizado - neste o caso o Messenger / Meta - conseguirá saber o que foi dito. Por agora a funcionalidade será activada apenas para um conjunto limitado de utilizadores, com promessa de ser expandida a todos os utilizadores posteriormente.


Vivaldi com gestos configuráveis

O Vivaldi 5.4 já está disponível, com mute para os web panels, gestos configuráveis e outras novidades.

Os Rocker Gestures, com clique dos botões esquerdo + direito ou direito + esquerdo deixam de ter uma função fixa e poderão agora fazer aquilo que o utilizador desejar. E, dispensando a necessidade de uma extensão extra, passamos também a ter a opção "Always use secure connections" directamente no browser. A isto junta-se a chegada dos Vivaldi Mail, Calendar, Feed Reader na versão 1.1.


Facebook e Twitter perdem terreno entre os adolescentes

Um estudo da Pew Research volta a confirmar os motivos de preocupação para o Facebook e Twitter; e de como o YouTube começa a ficar em risco para o Tiktok.

Embora o YouTube ainda domine a nível de utilização, o TikTok teve entrada directa para a segunda posição, acima do Snapchat e Instagram que também registaram crescimento entre os adolescentes nos últimos anos. No entanto, Facebook e Twitter registaram uma queda, em particular o Facebook, que desde 2015 ate agora passou de 71% para os 32% entre os mais jovens.


SpaceX testa motores da Starship

A SpaceX começa a aproximar-se do teste mais desejado dos últimos tempos, de colocar uma Starship em órbita e fazê-la regressar em segurança.

Depois de um susto num teste anterior, a SpaceX concluiu com sucesso o teste de um motor do seu Super Heavy booster 7 (depois de ter decidido não fazer um teste de disparo simultâneo de todos os 33 motores), e de dois motores da Starship 24.

Ainda não há data anunciada para o primeiro lançamento orbital deste conjunto, mas espera-se que possa acontecer nas próximas semanas.



Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O primeiro foguete europeu a ser lançado para o espaço foi o Ariane 1, da ESA, a 24 de Dezembro de 1979.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)