2022/08/10

Facebook livra-se do bloqueio na Europa por agora

A Meta pode respirar de alívio por mais algum tempo, com a decisão de bloquear transferências de dados da Europa para os EUA a cair nos demorados processos burocráticos da UE.

A entidade reguladora de privacidade na Irlanda preparava-se para bloquear a transferência de dados de utilizadores europeus para os EUA, o que estava a deixar a Meta num verdadeiro estado de pânico, dizendo que isso obrigaria a encerrar o Facebook e Instagram na Europa. Mas, esse é um cenário que agora fica adiado para mais tarde.

Algumas entidades reguladoras de outros países da UE levantaram objeções à decisão, fazendo com que todo o processo mergulhe num labirinto burocrático que demorará muitos meses a produzir qualquer resultado prático efectivo. E, até lá, Facebook, Instagram e outros serviços idênticos continuarão a funcionar da forma habitual.

No caso do assunto não ficar resolvido entre estas entidades, o caso terá que passar para a European Data Protection Board, o que adicionaria mais alguns meses ao processo. E há quem diga que o objectivo é mesmo esse, atrasar o mais possível, para que tudo fique sem efeito no próximo ano, com a entrada em vigor de um novo pacto de transferência de dados entre Europa e EUA, que se espera para o primeiro trimestre de 2023.

Ainda bem que há alguém (todos nós) a pagar a estas dezenas ou centenas de pessoas por todo este fantástico trabalho durante este tempo todo. E ainda falam da falta de produtividade nacional...

1 comentário:

  1. A burocracia da União Europeia é uma coisa difícil de qualificar através de adjetivos minimamente aceitáveis.

    ResponderEliminar