2022/08/10

Google reforça segurança em acções suspeitas

Os utilizadores Google Workspace passam a ter mais protecções no caso de actividade suspeita nas suas contas.

A Google anunciou a aplicação de uma novo sistema de protecção que entra em acção assim que é detectada actividade suspeita numa conta, podendo pedir para que o utilizador faça uma verificação adicional da sua identidade para poder efectuar alterações de maior risco.

O objectivo é evitar que algum atacante que se tenha apoderado de uma conta indevidamente a possa modificar significativamente, nesse caso sendo confrontado com um pedido extra, que poderá ser algo como um código 2-factor, para validar que é, de facto, o dono legítimo da conta.

Para casos excepcionais em que um utilizador legítimo possa ficar bloqueado por estes pedidos, o administrador do Workspace poderá desactivar temporariamente essa verificação, para que o utilizador possa fazer o login ou as alterações pretendidas. Mas, a Google recomenda que isso seja feito apenas quando puder ser assegurada a identidade do utilizador, via videochamada por exemplo.


Por incómodo que qualquer pedido adicional possa parecer, imaginem só o que seria enfrentarem um cenário de um atacante se ter apoderado da vossa conta Google. Isso sim, seria levar a definição de "incómodo" a um novo nível.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)

[pub]