2022/08/06

Chouriço espacial torna-se viral na internet

A brincadeira de um cientista francês, que usou um chouriço para demonstrar uma estrela distante, assumiu proporções inesperadas ao tornar-se num fenómeno viral.

Étienne Klein publicou no Twitter uma foto que parecia mostrar uma estrela, dizendo que se tratava de Proxima Centauri, a estrela mais próxima do Sol, vista pelo telescópio espacial James Webb. A imagem revelava inúmeros detalhes, quase de forma idêntica às fotos do nosso sol, só que, na realidade, era apenas a foto de um chouriço.


O tweet foi correctamente interpretado como brincadeira por muitos, mas outros preferiram dar prioridade às suas credenciais, como físico na comissão de Energia Atómica francesa, como validação automática da veracidade do seu tweet.

Tudo acabou por ser clarificado alguns tweets mais tarde, quando o cientista revelou que tinha sido apenas uma brincadeira, e que esperava que isto servisse como exemplo de como se deve ter alguma cuidado sobre as coisas que se vêem na internet, mesmo quando aparentam ser de fontes credíveis.

Ao menos podia ter usado um chouriço português em vez do chouriço espanhol que utilizou... :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)