2022/08/04

Espanha proíbe A/C a menos de 27ºC

Em Espanha, a crise energética já se faz sentir nas temperaturas, com a proibição de ter o ar condicionado abaixo dos 27ºC nos espaços públicos.

Água, comida, energia, são estes os recursos indispensáveis para manter a vida e a sociedade como a conhecemos, e as coisas rapidamente se complicam quando algum deles começa a faltar. Enquanto por cá lidamos com um cenário de seca em inúmeras regiões, em Espanha já começaram os cortes para poupar no consumo de energia.

Durante o Verão, passa a estar proibido definir temperaturas do A/C abaixo dos 27ºC em espaços públicos como lojas, escritórios, cinemas, aeroportos, etc. Para os ares condicionados residenciais a medida é apenas de recomendação. A iluminação pública também será desligada a partir de 22 horas, como forma de poupar energia - embora cidades como Madrid já tenham dito que irão manter as luzes acesas.
A medida não afecta apenas o ar condicionado no Verão, sendo que no Inverno o caso se inverte, definindo uma temperatura máxima de 19ºC. Uma opção curiosa que parece esquecer que, quem optar por aquecedores eléctricos tradicionais como alternativa ao AC para aquecer as suas casas, acabará por gastar ainda mais energia.

Infelizmente, são cenários nos quais é preciso haver regras. Noutros países há muito que existem regras e restrições para evitar o desperdício de água e energia. Nos EUA, país onde os AC são comuns, são frequentes os cenários de falta de energia em larga escala, por incapacidade da rede fornecer energia suficiente para todos. É um cenário que seguramente não queremos ver replicado deste lado do Atlântico, e que seguramente irá fazer com que este tipo de restrições se tornem cada vez mais frequentes.

Por outro lado, não deixa de ser curioso que se continue a pagar a empresas para "desperdiçarem energia" em caso de excessos na rede; quando simultaneamente também se vá ameaçando os consumidores com taxas adicionais pelos custos energéticos.

4 comentários:

  1. Vamos reduzir o gasto de energia elétrica em instituições públicas para podermos manter as máquinas de "mineração" de criptomoedas em funcionamento.

    💩

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não deixas de ter razão, mas a nível privado não podes investigar o consumo nem porquê. Mas instituições e lojas sim e são essas as que mais consomem.

      A atitude sem sentido é marcarem em 27 graus, que é óbvio MUITO calor. Eu meti em 25 e já tenho calor, então em 27...

      Eliminar
  2. O correcto é dizer que o ar condicionado vai ter que estar entre os 19º e os 27º. A informação do artigo não está correcta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, não podes ter a menos de 27C no Verão. ou a mais de 19C no Inverno:
      "obligará a las administraciones públicas y los negocios privados a no bajar el aire acondicionado a menos de 27 grados en verano ni a subir la calefacción a más de 19 en invierno".

      Eliminar