2022/08/25

Extensão Internet Download Manager para Chrome infecta browser com publicidade

Foi detectada mais uma extensão falsa para o Chrome, que se faz passar pelo Internet Download Manager e que se dedica a mostrar publicidade.

As potencialidades de extensões maliciosas já fizeram a Google dificultar o uso de extensões não oficiais, mas isso não evita que mesmo na loja oficial continuem a poder existir extensões desaconselhadas. É precisamente esse o caso de uma que se faz passar pelo Internet Download Manager.

O Internet Download Manager é um programa que existe mesmo, e que disponibiliza extensões para os browsers, mas não tem qualquer relação com esta extensão que se aproveita do seu nome - e que ainda por cima conta com mais de 200 mil downloads que contribuem para lhe dar aparente "credibilidade".
Só que, na prática, esta extensão altera o motor de pesquisa para um "smartwebfinder", e começa a abrir popups e páginas no browser; isto para além de incrivelmente, chegar ao ponto de pedir que os utilizadores descarreguem e instalem programas adicionais, incluindo o Internet Download Manager verdadeiro - o que pode contribuir para iludir os utilizadores menos informados.

Tal como existem apps maliciosas na Play Store, há que estar consciente de que também podem existir extensões maliciosas na loja do Chrome. E, como este caso demonstra, nem sequer o caso de contar com milhares de downloads e uma avaliação média aparentemente positiva deve servir como garantia de segurança.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)