2022/08/17

Fluid One usa UWB para controlar dispositivos para que se aponta

O projecto Fluid One quer tornar realidade o "apontar e clicar" no mundo real, tirando partido da tecnologia UWB.

Em vez de obrigar os utilizadores a escolherem entre dezenas de dispositivos, o Fluid One é um sistema que usa UWB (que permite o posicionamento de alta-precisão) para permitir o controlo de dispositivos simplesmente apontando para eles. Já tínhamos visto isso em demonstrações, e agora há quem tente torná-lo numa realidade comercial - pelo menos, tanto quanto é possível com um projecto do Kickstarter.


O sistema só está disponível para os EUA pelo que nem sequer temos que nos preocupar com a questão dos $800 pedidos serem excessivos. Mas além disso é um sistema que me parece estar condenado à partida.

A ideia de apontar e controlar algo pode ser interessante quando estiver disponível de forma complementar, mas não me parece que tenha futuro - tal como não há futuro no controlo da iluminação manualmente através de uma app. Depois de se fazer isso três ou quatro vezes para mostrar aos amigos, depressa se descobre que temos apenas "mais um controlo remoto" a juntar aos outros que se acumulam em casa, e que em vez de nos simplificar a vida, a complicam ainda mais.

O controlo do futuro não é apontar para algo para se poder controlar algo manualmente, é não ter necessidade de ter que o fazer manualmente, quer seja através de um botão na parede ou através de uma app no smartphone.

1 comentário:

  1. Se quisessem já podiam ter feito isto com infravermelhos que é só quererem e têm direcionalidade.
    E muitos smartphones atá já vêm com emissor de infravermelhos programável.
    Existem algumas "smart" lampadas RGB que vêm com comandos de infravermelhos, por isso deve dar para testar uma coisa destas com hardware existente há uns bons anos..

    ResponderEliminar