2022/08/01

iPhone 14 será mais rápido que o iPhone 13 mesmo com o A15

Apesar de usar os chips A15 do ano passado, os iPhone 14 deste ano deverão ter algumas melhorias no desempenho.

Para os iPhone 14 deste ano a Apple vai, pela primeira vez, usar chips diferenciados na gama iPhone principal. Até agora, todos os iPhones principais usaram o mesmo chip, mesmo quando passaram a haver modelos "Pro", mas este ano iremos ter iPhones a usarem o mesmo chip dos iPhones do ano anterior.

Os iPhone 14 Pro irão ter direito ao novo chip A16, mas os iPhone 14 "normais" irão manter-se com o chip A15 já utilizado nos iPhone 13 e 13 Pro. Ainda assim, a Apple deverá conseguir espremer um pouco mais de desempenho nos iPhone 14, quer através de algumas melhorias conseguidas pela maturação do processo de fabrico dos A15, quer pelo aumento de memória RAM. Este ano todos os iPhones 14 deverão contar com 6 GB de RAM, mais 2 GB que os iPhone 13; além de melhorias indirectas conseguidas à custa de um novo modem, mais eficiente.

Os motivos para a Apple apostar na diferenciação dos chips são atribuídos ao custo dos chips e às dificuldades de produção, mas a verdade é que poderá ser também uma manobra estratégica para criar uma maior diferenciação entre os iPhone normais e os modelos Pro. Até agora, a principal diferença entre estas duas gamas tem sido a nível das câmaras; mas este ano poderemos começar a ver uma maior diferenciação, que além do chip principal também se poderá alargar à própria qualidade do ecrã.

A grande questão é que, conhecendo a Apple, o mais provável é que isto seja feito para justificar um aumento de preço nos modelos Pro, e não uma redução de preço nos modelos não-Pro.

1 comentário:

  1. A verdade é que a Samsung já está no avanço para foldable e a Apple está a acabar com ideias para melhorar o formato tradicional...

    ResponderEliminar