2022/08/16

Mercedes inicia produção do AMG One

O hipercarro AMG One com tecnologia da Fórmula 1 entra na fase de produção de uma pequena série ultra-exclusiva.

Foi iniciada a primeira fase da produção do hipercarro Mercedes AMG ONE, do qual serão fabricadas apenas 275 unidades. As primeiras unidades serão entregues até ao final de 2022. A propulsão híbrida, baseada na tecnologia da Fórmula 1, com motor V6 turbo de 1.6 litros e quatro motores eléctricos, é construída pelos especialistas do desporto automóvel da Mercedes AMG High Performance Powertrains em Brixworth (Inglaterra), que também são responsáveis pelo desenvolvimento e produção das unidades de propulsão dos monolugares da equipa Mercedes AMG Petronas F1. A montagem de todo o veículo será realizada em Coventry, no Reino Unido. Para esta finalidade, a AMG colaborou com o parceiro de fabrico Multimatic para criar uma fábrica exclusiva de produção de pequenas séries de modelos.

A montagem deste automóvel exclusivo será realizada manualmente num total de 16 estações de montagem e de testes. Muitas etapas do fabrico fazem recordar a produção de relógios de luxo de elevada qualidade. Alguns subsistemas são primeiro pré-instalados e testados, desmontados novamente, e por fim instalados definitivamente no veículo. Isto aplica-se, por exemplo, ao monocoque em fibra de carbono com um tejadilho colado, bem como a todos os componentes desmontáveis da carroçaria, que também são fabricados em materiais leves e estáveis. Os painéis da carroçaria são os primeiros componentes a serem montados. Todos os encaixes são rigorosamente inspeccionados e, se necessário, ajustados ao tamanho. Esta é a única forma para criar um padrão de ligação perfeitamente uniforme. Durante o processo, os especialistas têm de considerar a camada de verniz final, que acrescenta a sua própria espessura de material. Considerando que a espessura dos painéis de carbono é de apenas 1,2 milímetros em determinadas zonas, esta é uma tarefa extremamente minuciosa e que requer um elevado grau de especialização. Quando tudo encaixar na perfeição, vários componentes incluindo as portas e o capot são novamente desmontados e posteriormente pintados à mão como um conjunto para cada automóvel de forma individual – isto assegura uma uniformização perfeita da cor em toda a superfície.
Na etapa de montagem seguinte, a propulsão e os painéis da carroçaria são montados: o motor V6 turbo de 1.6 litros, a bateria de alta tensão e os quatro motores/alternadores eléctricos foram todos previamente testados em bancos de ensaio, em Brixworth, para assegurar que se encontram em perfeitas condições. Exactamente com o mesmo processo utilizado nas unidades de propulsão dos monolugares da equipa de Fórmula 1 da Mercedes. A Mercedes AMG High Performance Powertrains fornece as unidades correspondentes: o motor de combustão híbrido eTurbo, a bateria de alta tensão do híbrido plug-in, o eixo dianteiro com dois motores/alternadores eléctricos e a electrónica de potência incluindo o inversor para cada um dos quatro motores/alternadores eléctricos. Durante o processo de montagem, 75 por cento dos componentes já se encontram montados antes de os componentes de alta tensão serem instalados.

No total, mais de 50 especialistas trabalham em cada Mercedes AMG ONE. Após cada estação são realizadas inspecções rigorosas de qualidade, resultando numa extensa documentação do processo de produção. O rigoroso processo de fabrico é complementado pelos mais modernos métodos de produção da Indústria 4.0, que a Mercedes AMG também utiliza nas instalações de Affalterbach para produzir os motores AMG. Desta forma, os componentes são previamente seleccionados em conjuntos coordenados em suportes de material e estão disponíveis exactamente no momento certo e no local certo.

A fase final da produção é marcada por um ensaio num campo de testes próximo à fábrica, onde cada Mercedes AMG ONE é sujeito a testes de aprovação final por um piloto de testes de fábrica. Logo que tenha a sua aprovação, o automóvel é fornecido com a proteção de transporte apropriada e é transportado num camião fechado para a sede da Mercedes AMG em Affalterbach. É aí que os especialistas da Mercedes-AMG ONE fornecem instruções técnicas sobre o veículo e onde é realizada a entrega do veículo.

[Pela Estrada Fora]

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)