2022/08/27

NASA lança missão Artemis para a Lua a 29 de Agosto

O polémico foguete SLS vai mostrar o que vale, fazendo o primeiro lançamento da cápsula Orion até à Lua a 29 de Agosto.

Após mais de meia década de atraso e muitos biliões acima do orçamento inicial, aproxima-se o dia em que o mais poderoso foguete já construído, irá finalmente mostrar o que vale, com o lançamento da missão Artemis I.

Esta missão irá levar uma cápsula Orion não tripulada até à órbita da Lua, em preparação para as futuras missões com astronautas, ao estilo do que foi feito com as missões Apollo. No entanto, o SLS continua envolto em polémica, por insistir numa tecnologia "ultrapassada" e, para muitos, financeiramente insustentável face às alternativas que actualmente existem - como os lançamentos de "baixo custo" da SpaceX e a aguardada Starship. Um projecto que algumas pessoas directamente envolvidas acusam de ter sido apenas um "tacho" forçado por forças políticas.

Independentemente do que vier a acontecer, será um momento que ninguém quererá perder, que marca oficialmente a era do regresso à Lua depois do fim das missões Apollo em 1972. A NASA fará a emissão em directo no YouTube, que em Portugal poderá ser vista no dia 29 de Agosto a partir das 11h30.



Actualização: O lançamento foi adiado devido a problemas num motor.

1 comentário: