2022/08/16

Rússia mostra a sua futura estação espacial ROSS

Seguindo-se a um crescente afastamento do ocidente, a Rússia mostrou um modelo da sua futura estação espacial ROSS.

Recentemente a Rússia anunciou que iria abandonar a parceria com a NASA, que possibilita a ISS, já em 2024 - preferindo apostar na sua própria estação espacial.

Agora, a Roscosmos mostrou um modelo do que será a ROSS. Esta estação começaria com o lançamento de quatro módulos até ao final da década, com dois módulos adicionais que seriam lançados entre 2030 e 2035. E com isso, ficaria com uma estação espacial completa, permitindo uma tripulação de quatro astronautas, e com melhor capacidade de observação da Terra sem qualquer tipo de controlo de outros países.

Não há dúvidas de que a Rússia tem capacidade para o fazer, mas existem inúmeras questões sobre se realmente conseguirá cumprir estes planos, quer pelos custos envolvidos, quer pelo facto de estar com acesso limitado a tecnologia ocidental, que poderia fazer com que, mesmo sendo lançada para o espaço, as suas capacidades pudessem estar com décadas de atraso face ao que poderia ter ao manter parcerias internacionais.

Do outro lado, a NASA diz que ainda nem sequer recebeu qualquer comunicação oficial sobre o tal fim antecipado da parceria na ISS, e que continua a assumir que a Rússia cumprirá com as obrigações acordadas até 2028.

1 comentário: