2022/08/08

Silicon Motion revela chips para SSDs de 14 GB/s

Os SSDs de 7.0 GB/s vão em breve ser destronados pela nova geração PCIe 5.0 com transferências de até 14 GB/s.

A Silicon Motion já apresentou os seus mais recentes controladores SM8366 para SSDs PCIe 5.0 x4.

Por agora estes chips estão vocacionados para sistemas de armazenamento para uso empresarial e em servidores, chegando ao ponto de permitir diferentes níveis de velocidades e tempos de acesso para diferentes clientes simultaneamente - por exemplo, garantindo que um tem acesso a à totalidade dos 14 GB/s, enquanto outro numa modalidade de acesso mais económica se possa ficar pelos 4 ou 5 GB/s.
Mas, como bem sabemos, será apenas uma questão de tempo até que este desempenho acrescido do PCIe 5.0 acabe por chegar às máquinas dos consumidores comuns.

O mais desanimador é que, como a evolução tecnológica também tem demonstrado, quanto mais rápido fica o hardware, mais coisas se vão adicionando ao ponto de fazer com que, na prática, se fique com a percepção de que não há grande diferença.

Um exemplo prático que testemunhei recentemente, durante uma actualização do Windows 11, o processo de actualização que indicava poder demorar até 4 minutos acabou por ser feito em menos de 10 segundos (até aí tudo bem); e depois o arranque do sistema demorou cerca de 4 segundos (o habitual). O que não correu bem é que, depois de introduzir a password para fazer o login, quando se esperava que já tudo estivesse pronto, o sistema ficasse "encravado" a fazer coisas durante quase 1 minuto, antes de finalmente apresentar o ambiente de trabalho.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)