2022/08/08

Asus desbloqueia bootloader do Zenfone 9

A Asus já está a disponibilizar código-fonte do kernel e ferramenta para desbloquear o bootloader do recém-lançado Zenfone 9.

O Asus Zenfone 9 não só é um dos mais compactos topos de gama Android que não poupa no hardware, como tem até alguns elementos menos comuns, como um estabilizador gimbal na câmara principal. Mas, é também um modelo com o qual a Asus parece estar a tentar uma reaproximação aos developers e também aos utilizadores que gostem de explorar sistemas alternativos no seu smartphone.

Sendo algo cada vez mais incomum, a Asus já está a disponibilizar uma ferramenta para desbloquear o bootloader do smartphone, assim como o firmware e também o source code do kernel, que permite que utilizadores e developers possam investigar e modificar, e também facilitar o processo de adaptação de ROMs alternativas de forma mais eficiente para este smartphone.

Se tiver adesão suficiente por parte da comunidade, é uma excelente forma de assegurar um suporte continuado mesmo para além do suporte oficial dado pela marca, por conta de projectos como o LineageOS.

Uma boa jogada por parte da Asus, mas ainda há que melhorar na parte do suporte, já que a Asus diz que quem fizer o desbloqueio perde automaticamente direito à garantia.

1 comentário:

  1. Adoro esta ideia do dar com a mão e tirar com a outra, principalmente quando a Asus tem uma política de suporte/updates vergonhosa. Lança 6 ou 7 modelos por ano (incluindo variantes dos ROG), mas nem os patch de segurança lança atempadamente.

    Posso desbloquear o bootloader facilmente, que faria para ter patches de segurança atualizados, mas perco a garantia. Posso manter a garantia ficando com a ROM original, mas fico meses em risco à espera de um OTA para ter um patch de segurança.

    O Zenfone 9 tem specs, autonomia e tamanho excelentes para quem quer um telefone de dimensões reduzidas. Depois faz estas coisas.

    ResponderEliminar