2022/08/15

Uniciclo InMotion V13 Challenger chega aos 140 km/h

A InMotion tem um novo uniciclo eléctrico - o InMotion V13 Challenger - que diz ser o mais rápido do mundo.

Como se sentiriam se circulassem numa auto-estrada a 120 km/h e vissem passar um uniciclo? É precisamente o que se torna realidade com este InMotion V13 Challenger, se ignorarmos o pequeno detalhe de não poder circular numa auto-estrada (assumo eu).

Os uniciclos / moniciclos eléctricos são um tipo de veículo que ainda é raro ver nas estradas, mas que habitualmente associamos a veículos de velocidade reduzida. Mas não tem que ser o caso, como este modelo demonstra. A InMotion criou este V13 Challenger com um motor de 4.5 KW e bateria de 3 kWh, e que pode atingir uma potência de pico de 10 kW. Características que ajudam a explicar como é que consegue atingir uns incríveis 140 km/h de velocidade máxima!
Conta ainda com uma suspensão com curso de 90 mm, para digerir as imperfeições da estrada, mas pode ser facilmente adaptado para versão sem suspensão se necessário.

Um modelo interessante para quem domina este tipo de veículo, mas que terá que estar disposto a pagar cerca de 4 mil euros (por outro lado, também é verdade que o V12 já custava mais de 2700 euros) - e perder uma das grandes vantagens associadas aos uniciclos: com 50 kg de peso não será fácil transportá-lo "à mão" para onde quer que seja.



1 comentário:

  1. Parabéns pelo artigo Carlos. Especialmente pela temática e trazer o uniciclo eléctrico para este fórum, porque é também uma peça de tecnologia inovadora, original , divertida e interessante pela sua utilidade. Só uma correção, a velocidade anunciada é o máximo que o motor roda quando se levanta a roda no ar, sem peso. A inmotion está a implementar nesta roda um conjunto inovador e muito importante de redundâncias e segurança. Portanto, a velocidade máxima andará mais perto dos 90km/h. Não deixa de ser algo impressionante, mas o mais importante é que a promessa é conseguir fazer isso sem o chamada cutout, ou seja , em segurança. A partir dessas velocidades, quem já andou de mota sabe que a força do vento começa a ser muito forte e neste tipo de veículos, pode mesmo tornar a viagem muito complicada ou mesmo impossível. Melhores cumprimentos.

    ResponderEliminar