2022/08/15

Android 12 aparece finalmente nas tabelas

Demorou quase um ano para o Android 12 aparecer finalmente nas tabelas das versões Android - a um par de meses da chegada do Android 13.

Em 2020 a Google deixou de apresentar a distribuição das versões Android nos equipamentos activos no mercado, talvez para tentar fazer esquecer o problema das actualizações nos Android, que faz com que grande parte deles esteja em versões antigas com vários anos.

Agora a única forma disponibilizada é através de um painel para os developers; mas a forma de pouco importa quando continua a revelar o mesmo problema de sempre. Demorou quase um ano para que o Android 12, lançado em Outubro de 2021, aparecesse pela primeira vez na tabela.
O Android 12 aparece com 13.5%, seguido do Android 11 com 27% e do Android 10 com 22.3%. Isto significa também que mais de um terço dos Android se mantém no Android 9 (de 2018) ou mais antigo.

Apesar de algumas coisas serem parcialmente mitigadas pelo facto da Google fazer chegar actualizações via Google Play Services, abrangendo Androids que de outra forma não receberiam actualizações vindas do fabricante, isto não resolve nem esconde o grande problema que é fazer chegar a última versão do sistema aos equipamentos em tempo útil. Desde o Android 10 (pelo menos) que a Google tem feito grande esforço nesse sentido, mas já lá vão três anos e continuamos sem ver qualquer impacto significativo dessas medidas.

2 comentários:

  1. A Microsoft (e outros) resolveu o assunto das actualizações há décadas... mas aparentemente é muito difícil para a Google fazer o mesmo. Não quer?

    ResponderEliminar
  2. A culpa é dos consumidores que não compram Pixels da mesma forma que compram iPhones.. e cá em Portugal toda a gente devia importar pixels, nem que fosse para resolver alguns problemas de pixels queimados...

    ResponderEliminar