2020/11/09

Um terço dos Android ainda está no Android 7 ou mais antigo

A Google deixou de disponibilizar estatísticas públicas sobre as versões do Android, mas revela que um terço dos Android ainda permanece na versão 7 ou anterior.

Embora a Google tenha deixado de disponibilizar as estatísticas públicas da distribuição das versões Android, continua a disponibilizar informação equivalente aos developers. E a propósito do fim do acesso HTTPS no Let's Encrypt para os equipamentos Android mais antigos, foi revelada uma tabela supostamente actualizada que permite ver o panorama actual das versões Android.

Segundo esta imagem, supostamente referente a Setembro de 2020, vemos que uma app feita para ser compatível com a API 25, equivalente ao Android 7.1 Nougat, chegará a 66.2% dos equipamentos Android activos - o que por outro lado significa que os restantes 33.8% dos equipamentos Android permanece no Android 7 ou anterior.

Por outro lado, esta tabela faz ressurgir também várias perguntas, pois os seus valores são exactamente os mesmos que foram revelados em Abril, quando a Google anunciou que iria deixar de apresentar os valores publicamente; e não é credível que nestes últimos seis meses não tivesse havido alterações a nível da adopção do Android 10 (a não ser, talvez, que o mais recente Android 11 ainda tenha expressão sub 1% e a Google não queira apresentar valores actualizados até que essa situação se altere).

Seja como for, continuará a ser vergonhoso que, segundo esta tabela oficial apresentada pela Google, o Android 10 lançado há um ano, ainda nem sequer atinja 10%(!) dos equipamentos Android.

4 comentários:

  1. Se os números são idênticos, até as décimas, comparando com os 5 meses anteriores, só que dizer uma coisa: a fonte de dados não foi atualizada. 😄

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sendo certamente tão exato quanto os dados recolhidos pela própria Google, mas dá para ter ideia da variação da % de utilização da versão mais recente do sistema operativo, em 5 meses.

      https://gs.statcounter.com/android-version-market-share/mobile-tablet/worldwide

      Eliminar
    2. Se fossemos por aí, então o panorama em Portugal era óptimo:
      https://gs.statcounter.com/android-version-market-share/mobile-tablet/portugal

      Eliminar
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar