2022/08/02

YouTuber cria objectiva de 35mm f/0.4

Um YouTuber criou uma lente equivalente a 35 mm f/0.4, por uma fracção dos 200 mil euros pedidos por uma objectiva Zeiss f/0.7.

No mundo da fotografia e do vídeo, embora muitos se preocupem exclusivamente com os megapixeis, o grande segredo está nas objectivas utilizadas, e que invariavelmente fazem toda a diferença ao se compararem as fotos de amadores versus fotógrafos profissionais. Um dos elementos onde isso se faz notar é no efeito "bokeh" de manter apenas uma pequena secção da imagem focada, facilitando a separação do elemento em destaque da imagem de fundo, e isso é um resultado directo da sua abertura ou "rapidez", representada pela fracção f/x.

Um salto a qualquer loja online depressa revela os valores astronómicos quando se procuram estas lentes mais luminosas. Um objectiva Zeiss f/0.4 pode custar algo como 200 mil euros; mas Matt Perks, do canal DIYPerks, decidiu fazer algo ainda melhor, e por muito menos dinheiro.
A sua mega-objectiva recupera uma lente de velho projector, resultando numa objectiva final que, apesar de ser imensamente volumosa, é equivalente a uma objectiva f/0.4, resultando em imagens impressionantes. E tudo por cerca de 200 euros.



Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)