2022/08/02

Notícias do dia

Cancelar fidelização nas telecomunicações fica mais barato, e sem penalização em caso de desemprego; Outlook encrava com recibos da Uber; Meta revela estudo sobre desigualdade económica nos EUA com dados de milhares de milhões de amizades; iPhone 14 será mais rápido que o iPhone 13 mesmo com o A15; e atacantes usam extensão do Chrome para roubar emails.

Antes de passarmos às notícias, já temos novo passatempo semanal, que desta vez te pode valer umA coluna Anker Soundcore Mini.

BMW recolhe i4 e iX por risco de incêndio

O fantasma dos receios de incêndios nos automóveis eléctricos não deixa de assombrar os condutores, desta vez cabendo à BMW o anúncio de recolha de "um pequeno número" de modelos i4 e iX devido ao risco de incêndio da bateria.

Apesar da recolha afectar apenas 84 veículos vendidos nos EUA, não deixará de ser curioso que o risco se deve a defeitos na construção das baterias, que são fornecidas pela Samsung - que tem uma mediática relação com os problemas nas baterias, desde o incidente que levou ao cancelamento do Galaxy Note 7 com as suas baterias "explosivas".

Apesar de tudo isto, importa relembrar que os automóveis a combustão têm probabilidades centenas de vezes superiores a incendiarem-se. A grande diferença é que nos carros a combustão a probabilidade é que isso aconteça enquanto estão a circular, enquanto nos automóveis eléctricos isso terá maior probabilidade de acontecer enquanto estão a ser recarregados o que se revela potencialmente preocupante quando se considera que a maioria das pessoas os carregará à noite nas suas garagens.


Japão adere às ventoinhas para cães e gatos

Enfrentando vagas de calor que têm chegado aos 35ºC, o Japão não perdeu oportunidade para tornar o Verão abrasador numa oportunidade para criar novos gadgets: ventoinhas para os animais de estimação.

Depois de ter visto o seu pequeno chihuahua ficar exausto após pequenos passeios devido ao calor, Rei Uzawa, que tem uma empresa de roupa para grávidas, decidiu meter mãos à obra e criar um sistema de ventilação para os animais de estimação, inspirado no ventilador da Sony para as pessoas.

O dispositivo foi desenvolvido em cooperação com veterinários, para garantir o conforto dos animais. Mas apesar dos potenciais inconvenientes (como ruído), penso que tal como nós, também eles estarão dispostos a suportar um pouco de barulho (das ventoinhas) em troca da circulação de ar.


VW aposta nos LIDAR

Enquanto a Tesla segue o seu caminho dizendo os LIDARs são desnecessários, a VW prefere dar-lhe uso, tendo assegurado uma encomenda de quase 4 mil milhões de euros de LIDARs da Innoviz.

O seu sensor mais recente tem capacidade de ver o mundo em 3D com qualidade bastante superior ao que é associado aos LIDARs automóveis, e a VW seguramente irá tirar partido disso para o seus sistemas de assistência à condução e condução autónoma.



Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O primeiro LED azul foi criado em 1979 por Shuji Nakamura da Nichia Corporation, mas era demasiado dispendioso para ter aplicações comerciais. Só em 1994 começaram a sugir LED azuis a preços acessíveis, abrindo as portas para a criação dos LEDs RGB que hoje em dia se tornaram bastante comuns.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)