2022/09/11

As rodas "desdentadas" magnéticas

Poderão as rodas magnéticas substituir as tradicionais rodas dentadas, possibilitando a transmissão de movimento sem contacto físico?

As rodas dentadas são um dos métodos mais comuns para transmissão e transferência de movimento. Mas, e se existisse uma alternativa que dispensasse a necessidade do contacto físico, dispensando a lubrificação e também evitando danos permanentes no caso de se ir para além dos limites suportados? É isso que estas rodas magnéticas possibilitam.

A ideia é usar a força magnética como forma de transmitir o movimento entre as rodas, e é um sistema que acaba por replicar o funcionamento de motores eléctricos e geradores.



A ideia pode parecer revolucionária, mas na realidade acaba por sofrer de outros problemas. À medida que se fossem aumentando as rotações, estas "rodas magnéticas" começariam a actuar como geradores, e entrava-se no campo dos motores e geradores eléctricos, que são bem mais complexos do que pode pensar.


Mas, pode haver aplicações de baixa rotação, onde estas rodas magnéticas até possam ser alternativas viáveis às rodas dentadas; e nem que seja só por isso, é uma daquelas coisas que vale a pena saber que existem.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)