2022/09/26

Cloudflare anuncia eSIM Zero Trust SIM

A Cloudflare quer tirar partido da segurança dos SIMs, tornando-os numa vantagem em vez de uma desvantagem, com o seu Zero Trust SIM.

O Zero Trust SIM será um serviço de eSIM disponibilizado pela Cloudflare, que pretende assegurar a segurança das comunicações, inicialmente sendo disponibilizado nos EUA.

Embora os SIMs tenham ficado com "má fama" nos últimos anos devido aos ataques SIM-swap, a verdade é que esse é um ataque que utiliza engenharia social ou cumplicidade dos funcionários das operadoras. O cartão SIM, em si, é um método bastante robusto para garantir a identidade de um utilizador ou equipamento, e é isso mesmo que a Cloudflare quer relembrar. Neste caso, será em versão virtual eSIM, que tem tido bastante adesão nos EUA (ao ponto dos iPhone 14 para os EUA já nem suportarem SIMs físicos), e ficará associado a cada equipamento para evitar os ataques SIM-swap.

Veremos quanto tempo demorará para que esta oferta chegue a este lado do Atlântico, sabendo-se que por cá ainda existem muitas dores de cabeça relacionadas com os eSIM, e que têm feito com que algo que prometia simplificar a vida aos consumidores e operadores de telecomunicações, muitas vezes acabe por ter o efeito precisamente oposto, de complicar o que era simples.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)