2022/09/27

Como fazer multitasking num Xiaomi com MIUI 13


Quantas vezes queremos aceder aos conteúdos de duas aplicações e temos de andar a mudar de uma para a outra? O multitasking num smartphone Xiaomi permite fazê-lo de duas formas, dividindo o ecrã, ou utilizando janelas flutuantes.


Na MIUI 13 da Xiaomi, a gestão de aplicações em segundo plano é feita através de um deslizar de baixo para cima na zona inferior do ecrã, sem levantar o dedo. Pressionando o ecrã de uma das apps, surge um menu (imagem em cima à direita), permitindo bloquear a app, utilizar o ecrã dividido (opção 1), activar uma janela flutuante (opção 2), ou aceder às definições da aplicação. De referir também é possível activar janelas flutuantes no ecrã de gestão das aplicações em segundo plano (imagem à esquerda), clicando na opção no canto superior esquerdo.


A opção do ecrã dividido, não apresenta novidades, permitindo dividir o ecrã com duas aplicações.


As janelas flutuantes acabam por ter outro tipo de utilização, permitindo utilizar uma app em ecrã inteiro, mantendo uma segunda, na janela flutuante, esta com um formato menor, por forma a não ocultar decisivamente a aplicação "principal". Além da opção já referida acima para activar este tipo de janelas, é igualmente possível utilizar uma barra lateral, que pode ser chamada a qualquer altura, não obrigando a ir à gestão de apps.


O utilizador pode definir quais as 10 primeiras aplicações a apresentar nesta barra, as restantes serão as  correspondentes às aplicações a correr em segundo plano. Seleccionadas as apps, basta clicar numa delas, para aparecer uma janela flutuante no centro do ecrã. A janela pode ser movimentada, bastando pressionar o traço apresentado na zona superior.



A dimensão apresentada, pode não ser a mais indicada. Para um formato mais reduzido, basta arrastar a janela até ao canto superior direito. Um duplo toque na miniatura, repõe a aplicação em ecrã completo. Para fechar a janela flutuante, há que pressionar o traço na zona inferior desta, efectuando de seguida um deslizar rápido no sentido no limite superior do ecrã.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)