2022/09/24

Digitalizador automático de diapositivos

Quem tiver colecções com milhares de diapositivos ("slides"), poderá apreciar a ajuda deste digitalizador automatizado.

Hoje em dia é comum que as fotografias sejam criadas e permaneçam exclusivamente no reino digital, mas há muitas pessoas que ainda possuem numerosas fotografias em papel, em negativo, e também em diapositivos - os chamados "slides" que eram orgulhosamente exibidos através de um projector.

Se digitalizar fotos impressas é algo relativamente simples, que até pode ser feito até usando o smartphone, nos demais casos a coisa complica-se. E é precisamente isso que aborda este projecto, que mostra como criar um sistema de digitalização automatizado para slides.
Os elementos principais são um sistema de iluminação LED que substitui a lâmpada do projector, e um controlador (com Arduino) que se encarrega de fazer o controlo do conjunto e fazer o disparo remoto de uma câmara digital.

Não é algo que se justifique fazer para quem tiver apenas uma dezena de slides, mas será seguramente útil para quem ainda possuir colecções com muitas centenas ou milhares de memórias que queira preservar digitalmente para a posteridade.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)