2022/09/15

Ethereum Merge chega com poupança de energia de 99.98%

O Ethereum completou a mudança para o novo sistema Proof of Stake, que promete reduzir a energia consumida em 99.98%.

Com o consumo energético da mineração das criptomoedas usando o sistema Proof of Work, que necessitava de cálculos intensivos, a ser um dos principais pontos críticos usados pelos seus oponentes, surgiu a alternativa energeticamente mais sustentável do Proof of Stake.


Este sistema reduz drasticamente o consumo energético, trocando a necessidade do cálculo intensivo pelo "depósito" de tokens que ficam cativos para validar novos blocos, rendendo alguns tokens pelo serviço. Para os utilizadores comuns não existe qualquer diferença, lidando com os seus tokens como sempre fizeram, mas a alteração muda por completo todo o sistema de mineração. Uma mudança tão radical que existem pessoas que se estão a recusar a mudar para o novo sistema e pretendem continuar a usar o sistema antigo.

Com esta alteração, aumenta também a pressão de que outras criptomoedas, como a Bitcoin, mudem do sistema Proof of Work para o Proof of Stake.

4 comentários:

  1. Esta alteração não vai aumentar a pressão nas outras criptos, pelo contrário, porque não houve redução de consumo de energia, apenas houve foi uma migração dos mineradores de Ethereum para ETC ou outras cripto. Não vai haver redução de CO2.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não isso que o eBay e OLX estão a dizer.

      Eliminar
  2. A Bitcoin NUNCA deixará de usar POW. A Bitcoin tem de usar POW, pois essa tem sido, e será sempre, a sua ligação com o mundo real. Só um ignorante na matéria é que pode achar que a rede mudaria para POS (LOL). Vitalik é um atrasado mental.

    ResponderEliminar
  3. O nosso friend é que têm razão e mais nada!
    «This might be the most incorrect tweet I've ever had the displeasure of READING.»

    ResponderEliminar