2022/09/14

iOS 16 com gestão de carregamentos melhorado

Para além das mudanças visuais do iOS 16, o novo sistema dos iPhones também chega com gestão do carregamento das baterias melhorado.

Com o iOS 16, os iPhones passam a suspender o carregamento da bateria se detectarem temperaturas elevadas, para prolongar a sua longevidade; e em breve terão capacidade para se recarregar nos períodos em que causem menor impacto na rede eléctrica.

Uma das grandes surpresas com que me deparei após a actualização para o iOS 16 foi ver uma mensagem que indicava que o carregamento tinha sido suspendo por causa da temperatura.
Já estava habituado a ficar com o iPhone a "escaldar" quando jogava alguns jogos mais intensivos (e mal programados!) que rapidamente esgotam a bateria, tendo por hábito mantê-lo ligado a um power bank. A combinação do aquecimento normal do iPhone num jogo intensivo, com o aquecimento do processo de carregamento, era algo que naturalmente iria degradar a bateria, mas para o qual não havia nada a fazer. Mas, no iOS 16, o iPhone fica mais inteligente, sabendo aproveitar a energia do power bank sem efectuar o carregamento da bateria, evitando esse aquecimento extra.

Nos EUA, o iOS 16 vai também ter a capacidade de efectuar o carregamento nos períodos mais adequados para a rede eléctrica; e mesmo sabendo-se que se trata de um consumo insignificante face a outros (como os automóveis eléctricos), quando se multiplica esse valor por dezenas de milhões de unidades, já se está a falar de valores relevantes. Idealmente, isto promoverá a criação de redes de distribuição de energia mais inteligentes, em que todos os dispositivos tenham capacidade para saber quais os momentos ideais para se poderem recarregar a preço reduzido e com menor impacto na rede.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)