2022/09/14

UE mantém multa de €4.1B à Google

A Google teve direito a um pequeno desconto, mas continua a enfrentar uma multa de 4.1 mil milhões ("biliões" norte-americanos) de euros na Europa.

O processo sobre as pressões da Google que impossibilitam parceiros de criar ou usar variantes do seu Android tem-se arrastado nos tribunais há anos, mas volta a resultar numa multa recorde para a Google. O valor foi ligeiramente reduzido de 4.3 mil milhões para 4.1 mil milhões de euros, mas a Comissão Europeia mantém a sua posição, que tem sido de cada vez menor tolerância para os abusos cometidos pelos gigantes tecnológicos.

Foi graças a este processo que a Google começou a apresentar um ecrã de selecção do motor de pesquisa, que apresenta serviços alternativos, no processo de configuração inicial dos Android na Europa, e também não pode impedir que empresas que sejam parceiras e tenham dispositivos com serviços Google oficiais, possam também ter outros equipamentos com variantes Android não certificadas pela Google.

Resta agora ver qual vai ser a forma encontrada pela Google para recuperar estes 4.1 mil milhões de euros, mas não ficaria surpreendido se brevemente se visse um ajuste dos preços do Google One na Europa.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)