2022/09/02

Os mestres das frases que inspiram as AI

A proliferação dos sistemas de AI está também a criar uma nova área: a dos que dominam a forma de falar com as AI.

Mesmo a propósito da obra criada por AI que venceu um concurso de arte, e de sistemas como o Midjourney que permitem que qualquer pessoa consiga criar imagens a partir de uma descrição, surge o dilema que se segue.

O facto de se ter acesso a estes sistemas, capazes de converter texto em imagens, depressa revela que isso não basta para ter um resultado tão impressionante como o dos exemplos que vão circulando na net. Aliás, o mais provável é que os resultados obtidos pela descrição dada seja bastante abstracto e inutilizável. É aí que entram estes novos mestres, que se vão especializando na arte de criar as descrições que resultam nas tais imagens impressionantes.
Saber a frase exacta que resulta nas imagens pretendidas torna-se no equivalente a tentar recriar uma receita famosa, mas na qual nos falta o "ingrediente secreto". E esse segredo não está na descrição genérica daquilo que se quer, mas sim nos "condimentos" que se adicionam, que têm impacto no tipo de iluminação perspectiva, ambiente, e toda a infinidade de elementos que irão influenciar a forma como estes sistemas de AI vão criar a imagem final.

É algo que poderá ser mais facilmente descrito como: não é por todos poderem comprar uma máquina de escrever que se vão tornar automaticamente em grandes escritores. E neste caso das imagens geradas por texto, é precisamente isso que também se aplica. Por outro lado, também já há quem esteja a explorar a utilização de AI para criar os textos a serem aplicados às AIs de geração de imagens...

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)