2022/09/17

Peugeot 308 100% eléctrico chega em 2023

Já disponíveis em versões híbridas plug-in, as duas silhuetas do novo Peugeot 308, berlina e SW, estarão disponíveis em versões 100% eléctricas a partir de 2023.

Os 308 Berlina e 308 SW eléctricos serão movidos por um motor eléctrico totalmente novo, que desenvolve 115 kW (156 cv) e oferece, dependendo do nível de equipamento, uma autonomia superior a 400 km (ciclo WLTP). Disponíveis nas versões Allure e GT, os novos Peugeot e-308 e e-308 SW chegarão, sucessivamente, ao mercado em meados de 2023.

O design dos novos Peugeot e-308 e e-308 SW está enraizado no ADN da Peugeot, bem como num mundo de referência topo de gama e dinâmico. O capô alongado realça a silhueta, os volumes são atractivos e incisivos, e o novo emblema da marca encontra-se orgulhosamente ao centro da grelha. A optimização global da arquitetura beneficia o espaço interior. Na frente, a assinatura luminosa em forma de sabre enquadra os faróis Matrix LED, integrando harmoniosamente os modelos 308 e o 308 SW na família Peugeot, tal como o design exclusivo de “três garras” das ópticas traseiras.

Foram desenvolvidas novas jantes de liga leve de 18 polegadas especificamente para as versões 100% eléctricas dos Peugeot 308 e 308 SW. A sua eficiência aerodinâmica foi particularmente projectada para optimizar o desempenho.

Uma nova motorização 100% eléctrica será lançada com os novos Peugeot e-308 e e-308 SW: com 115 kW (156 cv) e 260 Nm de binário (disponível a partir dos 0 km/h) para uma resposta instantânea, impulsionará o e-308 em silêncio, sem vibrações e sem emissões de CO 2 . Esta motorização irá complementar a actual oferta mecânica, onde se incluem as versões híbridas plug-in de 132 kW (180 cv) e 162 kW (225 cv) e motores de combustão interna.
O redutor dos Peugeot e-308 e e-308 SW optimiza a autonomia, mantendo, simultaneamente, um elevado nível de desempenho com a capacidade de resposta típica dos motores eléctricos. A bateria é, também, de nova geração. Trata-se de uma bateria de alta tensão de 54 kWh (51 kWh úteis) com uma nova composição química, funciona a 400 volts e permite uma autonomia superior a 400 km, de acordo com o protocolo WLTP (certificação em curso).

A eficiência foi uma preocupação central para os engenheiros do Peugeot e-308 e e-308 SW, uma vez que a combinação de esforços em termos de motorização, bateria, aerodinâmica (optimização da secção dianteira e inferior da carroçaria), optimização do peso (plataforma EMP2) e redução das perdas por atrito (pneus classe A) resultou num consumo médio de energia notavelmente baixo: 12,7 kWh por cada 100 km, uma referência entre os veículos 100% eléctricos no segmento C. Além disso, para gerir o consumo de energia da forma mais eficaz possível, o condutor pode seleccionar o seu modo de condução (ECO, NORMAL e SPORT), e, graças ao modo “BRAKE”, pode mesmo aumentar a desaceleração ao libertar o pedal do acelerador, de modo a optimizar a recuperação de energia. O carregador trifásico de bordo está disponível de série e tem uma potência nominal de 11 kW. A tomada de carregamento aceita todos os modos de carregamento. Utilizando um posto de carregamento público de 100 kW é possível passar de 20% a 80% de carga em menos de 25 minutos.
Tecnologicamente, os novos Peugeot e-308 e e-308 SW dispõem da última geração de ajudas à condução para uma experiência de condução tranquila e segura. Estes sistemas incluem as seguintes funcionalidades:
  • Controlo de velocidade adaptativo com função Stop & Go
  • Monitorização de longo alcance do ângulo morto (75 metros)
  • Alerta de tráfego traseiro, que alerta para potenciais perigos ao fazer marcha atrás

Ao seu condutor e passageiros, os novos Peugeot e-308 e e-308 SW disponibilizam a mais recente geração do Peugeot i-Cockpit, que se distingue de todos os outros sistemas através de um:
  • Volante compacto e aquecido, dedicado ao prazer de condução e a uma agilidade totalmente sob controlo
  • Painel de instrumentos digital 3D, configurável e personalizável
  • Touchscreen central de 10 polegadas

A ênfase foi colocada na qualidade de construção do habitáculo, na criatividade dos i-toggles virtuais e totalmente configuráveis, e na conectividade decorrente da mais recente tecnologia Peugeot i-Connect Advanced, sistema de infotainment que torna a experiência de condução e de viagem mais intuitiva e gratificante.

[Pela Estrada Fora]

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)

[pub]