2022/09/16

Projecto apanha Instagrammers a tirarem as suas fotos em câmaras públicas

Num ilustrativo exemplo de como vivemos numa era pós-privacidade, este projecto "The Follower" apanha pessoas que publicaram fotos no Instagram a tirarem as suas fotos, usando câmaras públicas.

Demonstrando como é possível manter um olhar global sobre o mundo usando apenas ferramentas disponíveis publicamente. Este The Follower de Dries Depoorter associa a uma foto do Instagram o momento em que a mesma foi captada, no local em que foi captada, visto pelo olhar de câmaras públicas.

O projecto não avança ainda com muitos detalhes, mas revela que começou por manter um registo de várias semanas de câmaras públicas em sítios populares, de seguida pesquisando por fotos no Instagram com coordenadas coincidentes, e depois procurando pelas pessoas do Instagram nos vídeo em questão.
O sistema não é tão impressionante quanto algumas notícias davam a entender, já que não se trata de encontrar uma foto do Instagram em todas as câmaras do mundo - no fundo sendo o contrário, procurar por fotos do Instagram tiradas nos locais que já se estava a vigiar - mas, ainda assim, demonstra bem as potencialidades de um mundo "Big Brother" onde se é permanentemente vigiado.

Agora imaginem as potencialidades dos governos de países com milhões de câmaras instaladas, e que podem fazer este tipo de coisa a tempo inteiro para todos os cidadãos e visitantes; e nem vamos falar de quando tiverem acesso a ainda mais câmaras, como as dos milhões de carros, cada um com dezenas de câmaras, que vão ficando ligados à cloud. Será tornar realidade a possibilidade de ter um Street View que permite ver qualquer local em qualquer momento que se deseja - haja Petabytes para guardar toda a informação.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)