A Qualcomm apresentou os seus novos chips para o segmento médio e económico: os Snapdragon 6 Gen 1 e Snapdragon 4 Gen 1.
Embora seja natural que todas as atenções se centrem sobre os chips topo de gama, tão ou mais importante são os chips destinados aos smartphones de gama média e mais económicos, que serão aqueles que a maioria das pessoas acabará por comprar. Felimente, as melhorias nestes segmentos têm sido substanciais nos últimos anos, permitindo que mesmo modelos económicos tenham acesso a coisas com o 5G, ecrãs de 120 Hz, etc.
Os novos Snapdragon 6 Gen 1 e Snapdragon 4 Gen 1 são chips octa-core (a Qualcomm não revelou detalhes quanto ao tipo de cores ou GPU), podendo atingir 2.2 GHz no SD 6 e 2.0 GHz no SD 4. Temos a promessa de melhorias de 35% no desempenho gráfico e 40% na computação no SD6, e 10% e 15% no SD 4, respectivamente. O SD 6 suporta câmaras até 200 MP e vídeos HDR, assim como WiFi 6E e modem 5G Snapdragon X62. O chip mais modesto fica-se pelo Snapdragon X51 5G modem e não tem direito ao WiFi 6E.
O Snapdragon 6 é feito num processo de 4 nm, tal com a actual geração dos chips topo de gama, mas o Snapdragon 4 fica-se nos 6 nm.
Os primeiros smartphones com SD4 chegarão ainda antes do final do ano, com os modelos com SD6 a chegarem ao mercado no início de 2023.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)