2022/09/26

Samsung quer usar duas câmaras sob o ecrã para reconhecimento facial 3D

Uma patente da Samsung revela as intenções de usar duas câmaras invisíveis sob o ecrã para reconhecimento facial.

A Samsung pode ainda nem sequer ter lançado um único modelo com câmara invisível sob o ecrã, mas parece estar já de olhos postos no futuro, antecipando a possibilidade de usar - não uma, mas duas - câmaras invisíveis sob o ecrã para permitir o reconhecimento facial em 3D.

A novidade é que, em vez de ficarem juntas, esta proposta da Samsung opta por usar duas câmaras bastante distanciadas, ficando uma no topo do ecrã (na posição "tradicional") e outra na parte inferior, perto da zona onde habitualmente se situa o sensor de impressões digitais sob o ecrã.
Este posicionamento facilitaria o processo de fazer a reconstrução 3D face a ter as duas câmaras quase a lado a lado, e evitaria o recurso a sistemas mais dispendiosos, como câmaras ToF 3D ou sistemas de projecção de pontos como o que é usado pela Apple para o seu Face ID. Também permitiria fazer combinação de processos, por exemplo, usando a câmara no topo para o sistema de reconhecimento da íris, como já fez nalguns modelos anteriores, e a câmara inferior para o processo de assistência no reconhecimento 3D.

Mas, por agora, não passa de uma patente. Será de esperar que, antes de avançar para algo deste tipo, primeiro comece por testar os sistemas de câmaras invisíveis sob o ecrã com uma única câmara.

1 comentário:

  1. O Galaxy Z Fold tem câmara sob o ecrã, não é considerado invisível?

    ResponderEliminar