2022/09/19

Skoda Vision GT em exposição em Bruxelas

A ŠKODA Design reinterpretou o concept do ŠKODA 1100 OHC de 1957 e apresenta agora o modelo de design gerado por computador VISION GT, um estudo para um automóvel de competição totalmente eléctrico.

Para assinalar a Presidência da UE da República Checa, um conjunto de empresas checas está a apresentar, produtos e designs de 1990 a 2020. No processo de criação do modelo VISION GT, a equipa da ŠKODA Design encontrou inspiração no ŠKODA 1100 OHC de 1957. O fabricante de automóveis está a usar o concept para dar um sinal claro de desportivismo sustentável e emoção na era digital. O VISION GT digital identifica-se com a tradição da série ‘Icons Get a Makeover’, que inclui modelos icónicos da história da empresa, como o 130 RS, FELICIA e RAPID MONTE CARLO.
Tal como o 1100 OHC, o VISION GT é um automóvel de competição aberto com carroçaria vermelha. No entanto, é projectado como um monolugar, com o condutor sentado ao centro do veículo. Acima do futurista volante em carbono, que é achatado nas zonas superior e inferior, está colocada uma barra plana com ecrã que funciona também como para-brisas. Informações importantes são projectadas directamente na viseira do capacete do condutor, uma abordagem semelhante à de um sistema head-up display. Um cockpit activo com um assento flexível suspenso foi projectado para compensar de forma eficaz as forças G.

O exterior do rebaixado VISION GT caracteriza-se por linhas definidas e arestas aguçadas. O seu design ecoa os automóveis de competição actuais da Fórmula E, o que é particularmente evidente na espectacular asa traseira de duas peças. A aerodinâmica activa também garante o melhor desempenho de condução em todos os momentos. A brilhar em vermelho vivo, entre os dois perfis da asa superior, está a nova marca de palavra ŠKODA sob a forma de um holograma. Esta surge, igualmente, na frente plana do VISION GT e faz referência à linha curva da ŠKODA.

Juntamente com o seu antepassado, o concept de design marca actualmente presença na exposição “Design and Transformation”, que decorre em Bruxelas até 8 de Janeiro de 2023.

[Pela Estrada Fora]

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)