2022/09/24

Telescópio espacial James Webb enfrenta "roda encravada"

Depois de um impacto de um micrometeorito, o telescópio espacial James Webb tem agora que lidar com uma potencial roda encravada num dos seus mecanismos de observação.

A equipa da NASA anunciou ter detectado um problema com fricção acrescida no mecanismo que permite seleccionar entre diferentes comprimentos de onda para análise espectroscópica, optando por suspender a sua operação por agora, até realizar uma análise mais aprofundada.
Embora isto não impeça que o telescópio continue a operar utilizando os demais instrumentos, limita as capacidades de um dos modos do MIRI (Mid-Infrared Instrument). Será necessário aguardar para ver se isto é algo que poderá ser superado fazendo "mais força" no mecanismo, ou se a NASA optará por jogar pelo seguro e preferirá limitar as observações numa única gama do espectro, para evitar que o mecanismo possa ficar bloqueado permanentemente.

É um mau início para o James Webb, que tem estado operacional há poucos meses, e que em Junho já sofreu o impacto de um micrometeorito que danificou um dos seus espelhos (que era algo que inevitavelmente se esperava que acontecesse, mais cedo ou mais tarde).

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)