2022/10/25

Apple expande comissão para NFTs e "boosts" nas redes sociais

A chegada do iOS 16.1 vem acompanhada de mais taxas na App Store a favor da Apple.

Numa altura em que muito se tem discutido e combatido as taxas excessivas cobradas pela Apple na App Store, eis que a empresa da maçã sentiu que seria o momento certo para expandir ainda mais a aplicação da sua comissão.

A partir de agora, a Apple quer 30% sobre os pagamentos para promoção de publicações nas redes sociais, e também quer comissão sobre NFTs que sejam utilizados para desbloquear funcionalidades nas apps - proibindo qualquer forma de compra externa à App Store.



Não deixa de ser curioso que a Apple faça isto nesta altura; havendo vários casos em curso que tentam combater as comissões actuais e a forma como a Apple se esquivou à exigência de permissão de métodos de pagamento externos, permitindo-os mas continuando a aplicar-lhes uma taxa praticamente inalterada que reverte a seu favor! Com estas alterações, apenas dá ainda mais motivos para que estes casos se multipliquem, e demonstrem a forma como a Apple tem regido a App Store.

Esperemos que seja o último sinal de desespero, em antecipação da legislação Europeia que deverá obrigar a Apple a aceitar app stores alternativas com acesso ao iOS.

1 comentário:

  1. Tal como faziam memes com o Bill Gates aqui há uns tempos, neste caso quase dá vontade de replicar:
    "Resistance is futile" 💩💩💩

    ResponderEliminar