2022/10/23

Apple prepara Mac Pro M2 com até 256 GB de RAM

Depois dos iPad Pro com M2, as atenções voltam-se para a próxima geração dos Mac Pro.

Segundo os últimos rumores, a Apple está a preparar nova gama de chips que serão até quatro vezes mais potentes que os M2 Max (ainda não apresentados). Algo que já seria esperado tendo em conta o M1 Ultra que a Apple estreou no Mac Studio.

Estes chips serão aparentemente designados M2 Ultra e M2 Extreme, com 24-cores e 48-cores no CPU, 76 / 152 cores no GPU, e até 256 GB de RAM. Valores que fazem com que o M2 base com 8-cores e 10 GPU cores pareça ridiculamente insignificante.

Usando como referência os preços do Mac Studio, que começava nos 4600 euros para a versão base com chip M1 Ultra, facilmente permite antecipar que qualquer um destes futuros Mac Pro venha a ser ainda mais dispendioso. Pela parte positiva, é preciso não esquecer que até um chip M2 base disponibiliza um desempenho mais que suficiente para as operações do dia a dia; e que estas máquinas com chips mais poderosos são essencialmente destinadas ao segmento profissional em que "tempo é dinheiro" e que está disposto a pagar o que for preciso para ter o máximo desempenho que for possível obter.

Vai ser interessante ver que tal estes chips M2 Extreme se comportam face aos chips topo de gama da Intel e AMD.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)