2022/10/24

Como limpar o espaço ocupado pelo WhatsApp

O WhatsApp pode ser um dos maiores culpados a ocupar espaço no smartphone, mas disponibiliza opções que auxiliam na gestão da memória e recuperação de espaço livre.

A salgalhada da Google nos serviços de mensagens muito contribuiu para empurrar utilizadores do Hangouts para o WhatsApp, e não é incomum que muitos deles sejem surpreendidos por smartphones com pouco espaço livre ao fim de alguns meses de uso - especialmente se estiverem em grupos que frequentemente partilhem imagens e vídeos. Nesses casos não será surpresa descobrir que o WhatsApp está a ser responsável por gigabytes de espaço ocupado no smartphone. Mas da mesma forma que ocupa espaço, também nos dá formas simples de o recuperar.

Um salto à secção de gestão de espaço no WhatsApp permite ver rapidamente quanto espaço o WhatsApp está a ocupar, mostrando o espaço ocupado por grupo e também os ficheiros que mais espaço ocupam.
Nesta secção, podemos facilmente eliminar os ficheiros maiores, assim como limpar os conteúdos de forma individual por cada grupo.

Ou seja, se tiverem grupos que habitualmente são preenchidos por GIFs animados que não é preciso manter, bastará um simples toque para potencialmente recuperarem centenas de megabytes, ou alguns gigabytes.

Uma opção que também podem considerar é desactivar o download automático de todas as imagens para a galeria de fotos, e só fazerem o download das imagens partilhadas que acharem realmente importantes. Desse modo torna-se mais fácil poder limpar todas as imagens no WhatsApp sem o receio de se estar a apagar qualquer imagem que quisessem manter.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)