2022/10/24

Firefox Beta para Android com suporte para add-ons

Um dos grandes pontos fortes do Firefox chega finalmente ao Android, a possibilidade de instalar qualquer add-on.

Os add-ons do Firefox são um dos seus grandes trunfos, permitindo adicionar-lhe toda uma infinidade de funcionalidades extra ao gosto de cada utilizador. No entanto, na versão mobile para Android, apenas estava disponível uma pequena seleccção de extensões aprovadas pela Mozilla, coisa que agora parece estar prestes a mudar.

Com o Firefox 107 beta, os utilizadores passam a poder instalar qualquer extensão ou add-on que desejem, embora seja necessário ter algum trabalho extra. Isto porque primeiro será necessário criar uma colecção de add-ons, processo que tem que ser feito no site de add-ons do Firefox e obriga a ter uma conta Firefox criada.
É também necessário activar o menu de debug, indo a Settings -> About Firefox e carregando repetidamente no icon do Firefox; e que fará aparecer a secção "Custom Add-on collection" nos settings de onde será possível importar a colecção de add-ons que se criou.

Ainda não é o processo simples que os utilizadores estão habituados a ter no Firefox desktop, mas poderá servir para desenrascar nos casos em que queiram usar add-ons que considerem indispensáveis no Firefox mobile.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)