2022/10/05

Estação meteorológica com ESP32

O projecto de hoje utiliza peças impressas em 3D e o versátil ESP32 para criar uma poderosa estação meteorológica que se pode integrar com o Home Assistant.

Para quem se interessa pelas "casas inteligentes", será apenas uma questão de tempo até que passe da fase de querer monitorizar tudo o que se passa dentro de casa, para também monitorizar aquilo que se passa no exterior. Embora existam no mercado muitos sistemas de estações meteorológicas, poderá ser muito mais vantajoso tirar partido das capacidades dos elementos electrónicos que actualmente temos à disposição, assim como as capacidades das impressoras 3D, para criar um sistema feito à nossa medida.

É precisamente o que demonstra este projecto de estação meteorológica com um ESP 32, que depois de concluída poderá enviar todos os dados para um Home Assistant, ou qualquer outra plataforma que desejem.
O sistema consegue monitorizar a temperatura, direcção e velocidade do vento, e intensidade da chuva.


1 comentário:

  1. Pena não ter impressora 3D... Tinha uma estação meteorológica que avariou, da qual ainda aproveito o pluviómetro. Assim ainda construia os outros dois...

    Fica guardado, quem sabe um dia...

    ResponderEliminar