2022/10/04

Google remodela Google Home para o Matter

Em preparação para a chegada do Matter, a Google já está a remodelar a sua app Google Home para a tornar mais funcional.

A Google parece estar finalmente a levar mais a sério o seu desejo de facilitar o controlo das ditas "casas inteligentes", uma promessa que fez há mais de uma década e que falhou completamente em cumprir: lembram-se do Android@Home prometido em 2011?

Mas desta vez, as coisas parecem estar melhor encaminhadas, com o Matter 1.0 a estar finalmente oficilizado, potenciando o caminho para a universalidade de utilização que se espera, em que se torne possível utilizar qualquer equipamento com qualquer outro dispositivo, sem preocupação se é da mesma marca ou do mesmo fabricante ou se usa o mesmo tipo de protocolos obscuros que o público em geral desconhece e nem tem interesse em conhecer.

A remodelação do Google Home vem com suporte para sensores e automações directas, e em breve permitirá o acesso também a partir da web. Também está prometida a capacidade de se poderem agrupar diferentes dispositivos independentemente da sua localização, libertando os utilizadores da organização por salas / divisões.

A Amazon também tem mostrado grande interesse no Matter, prometendo tornar a maioria dos seus Echo em dispositivos compatíveis, e com os Echo de 4ª geração a funcionarem também como routers Thread para expansão das redes Matter.

Depois de décadas de promessas falhadas, será normal que ainda exista muito cepticismo. Mas, esperemos que desta vez seja mesmo "a vez" em que as promessas dos smart devices universalmente compatíveis se concretiza.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)