2022/10/04

Parlamento Europeu aprova USB-C para os carregamentos

O caminho para a utilização do USB-C como ficha standard na Europa ultrapassou mais um patamar, com a votação no Parlamento Europeu.

As intenções europeias de exigir fichas USB-C em todos os dispositivos portáteis dá mais um passo em frente com a votação positiva do Parlamento Europeu. Embora ainda fique a faltar a aprovação final, parece estar praticamente assegurado que o USB-C se tornará obrigatório para todos os smartphones a partir do final de 2024.

A medida será praticamente irrelevante para a maioria dos fabricantes de smartphones, que já estão a usar USB-C ou em processo de transição para o fazer; mas irá obrigar a Apple a fazê-lo nos iPhones - algo que a empresa parecia estar reticente em fazer, apesar de já o ter feito nos seus iPad Pro. A medida irá abranger equipamentos como smartphones, tablets, câmaras, consolas portáteis, colunas portáteis, earphones, e outros, que necessitem até 100 W. Mas, já fica prevista a expansão a mais equipamentos, de maior potência, como portáteis, até 2026.

Esperemos que com isto também se consiga uma maior universalização das capacidades mínimas de cabos e carregadores, para se evitar um cenário de caos com a incerteza de saber se determinado cabo irá funcionar devidamente com determinado carregador e equipamento.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)