2022/10/16

Helion Energy promete fusão nuclear

Há décadas que se aguarda pela revolução da energia da fusão nuclear, e a Helion Energy diz que chegou o momento.

Vivemos numa altura em que, mais que nunca, é necessário encontrar uma fonte de energia que seja limpa, inesgotável, e económica. Tudo coisas que a energia de fusão poderá cumprir em teoria, mas que na prática tem tardado em conseguir. Mas pode ser que as coisas estejam prestes a mudar.

A Helion Energy diz que irá demonstrar a validade do seu sistema ainda este ano. Um sistema que conta com várias curiosidades, como o facto de ser bastante compacto (face a outros sistemas de fusão) e que permite a geração de energia directamente dos campos magnéticos do plasma, em vez de usar a técnica tradicional de usar o calor para transformar água em vapor e usar turbinas.

Aposta ainda numa estratégia que visa criar milhares de pequenas centrais de fusão a baixo custo em vez de apenas algumas poucas em escala gigante, e não se esquece do detalhe de como irá gerar o combustível necessário para a operação destas centrais. É uma estratégia que é comparada à da Tesla, esperemos apenas que não sofra do mesmo problema de promessas que são eternamente adiadas ou atrasadas.


2 comentários:

  1. Há muito que se discute se a tecnologia que usam será viável. Uma coisa parece todos os críticos estarem de acordo: estão realmente a tentar, ao contrário de muitas outras scam start-ups.

    ResponderEliminar
  2. Até haver uma prova de conceito que funcione, este problema fica para o lado que melhor durmo...

    ResponderEliminar