2022/10/29

Honda abre 1º posto de troca de baterias em Tóquio

A Honda abriu o seu primeiro posto de troca de baterias - Honda Power Pack Exchanger e: - em Tóquio.

Com um aspecto bastante parecido com os postos da Gogoro, consiste numa estação de troca com módulos que permite carregar até 12 baterias por unidade, e que pode facilmente ser expandida com módulos adicionais em caso de necessidade.

A ideia é dispensar o tempo de carreegamento, com os motociclistas a tirarem uma bateria carregada e colocarem a sua bateria descarregada, sem esperas.
As baterias seguem a especificação Honda Mobile Power Pack e: (MPP e:) que também conta com o suporta da Yamaha, Suzuki, Kawasaki e outras empresas, pelo que se evita a questão de ter múltiplos postos de carregamento proprietários diferenciados para cada marca separadamente. Cada bateria tem uma capacidade de 1314 Wh e é recarregada em cerca de 5 horas, com estes módulos a também poderem funcionar como sistemas de armazenamento e estabilização de energia na rede eléctrica - e até funcionando de forma autónoma em caso de falha de energia da rede.

Veremos se este formato de troca atrairá os motociclistas, ou se preferirão os sistemas de carregamento em casa - sendo que, ambas as soluções podem coexistir pacificamente em conjunto, recarregando em casa para quem puder e tiver condições para isso, mas também permitindo a troca rápida caso se deseje.

1 comentário:

  1. Não sei se uma moto pode levar mais que 1 modulo, mas o ideal é existir 1 modulo do dono que carrega em casa e nunca troca e serve para uma autonomia suficiente para o dia a dia, além de que também não precisa de andar a carregar os restantes módulos que só são usados quando se fazem viagens maiores.
    Os carros eletricos também deviam ter modulos de baterias standard e no dia a dia só precisavamos de carregar 10khw de baterias mas quando fosse de viagem podia-se encaixar mais uns quantos modulos nas estações de serviço. Isto era melhor que ter um hibrido plugin que depois de gastar a bateria base, passa a gastar gasolina, e não precisa de andar a carregar 500Kg de baterias que só são usados ocasionalmente.

    ResponderEliminar