2022/10/01

Micro-computador BASIC com RP2040, Arduino ou ESS32

Este projecto mostra como se pode criar um micro-computador económico, facilmente programável em BASIC, mas com capacidades IoT.

Este micro-computador BASIC tem tanto de versátil como de nostálgico. Para muitas pessoas, micro-computadores como o ZX Spectrum, foram o primeiro contacto que tiveram com um computador. E se inicialmente muitos se limitavam a conhecer o famoso LOAD "", para outros isso foi o início da aventura que os fez explorar o mundo da programação usando o BASIC.

Actualmente, a programação acaba por ser mais complicada, necessitando quase sempre de sistemas de desenvolvimento complexos, compiladores, bibliotecas de funções, e muitas outras coisas. Coisas que este projecto dispensa, já que volta aos tempos "básicos" de dar ao utilizador um sistema fácil e pronto a utilizar. Embora o projecto base utilize um RP2040, também pode ser adaptado para utilizar um Arduino ou ESP32. Na versão apresentada, temos um pequeno ecrã, possibilidade de utilizar um teclado PS/2, e até se pode ligar uma impressora se assim se desejar.
As capacidades do BASIC foram também adaptadas aos tempos modernos, sendo até possível comunicar com a internet, o que torna este pequeno conjunto numa ferramenta prática para se poder fazer algumas experiências rápidas no mundo do IoT. Por exemplo, para mostrar um gráfico de leituras de um sensor, ou para exibir informação MQTT que esteja a passar na rede para confirmar que as coisas estão a funcionar como deviam.

Há também uma versão ultra-económica e mais simples utilizando um ESP8266 para situações em que o baixo custo seja fundamental.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)