2022/10/12

Notícias do dia

Samsung enfrenta problema de baterias inchadas; Elon Musk vende perfume com cheiro de cabelo queimado; Apple poderá lançar iPadOS 16.1 a 24 de Outubro; análise aos auriculares Sony LinkBuds S; BMW prepara jogos nos carros via AirConsole; e estudo no Reino Unido revela que um terço dos jovens mente sobre a idade nas redes sociais.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um powerbank Ockred de 10000 mAh.

Missão DART de desvio de asteróide foi um sucesso

A missão DART da NASA, que visava avaliar os efeitos do impacto de uma sonda com um cometa para alterar a sua trajectória, foi um sucesso.

Os cientistas estimavam conseguir alterar a órbita do Dimorphos em cerca de 10 minutos (mas considerando que até um valor de 73 segundos seria um sucesso), mas o teste resultou numa redução do período orbital de cerca de 32 minutos. Uma grande discrepância que se acredita poder ter a ver com a composição do asteróide. Foi a primeira vez que a humanidade alterou deliberadamente a trajectória de um corpo espacial, e que resultará em valiosos dados caso alguma vez venha a ser necessário fazê-lo para evitar uma colisão de um asteróide com a Terra.


TCL lança TV mini-LED de 85"

Os fãs dos ecrãs grandes têm mais uma proposta a considerar. A TCL tem uma nova Smart TV com painel LCD com mini-LED e tecnologia de cor QLED. Com uma resolução 4K, suporta frequências até 120 Hz, assim como HDR10, HDR10+ e Dolby Vision.

O seu sistema mini-LED permite controlar de forma independente a luminosidade em 448 zonas distintas do ecrã, permitindo aumentar o contraste entre as zonas iluminadas e as zonas escuras. No entanto, por agora parece ser um modelo exclusivo para os EUA, vindo equipada de origem com o sistema Roku TV. Com um preço de $1999, deverá ser apenas uma questão de tempo até que se tenha um modelo idêntico, mas com Android TV ou similar, deste lado do Atlântico.


Gboard adaptado para tablets

A Google prometeu dar mais atenção aos tablets, e pelo menos isso já se está a fazer sentir no seu teclado Gboard. Em vez de se limitar a ser um teclado quase idêntico ao dos smartphones mas em ponto grande, o Gboard vai começar a tirar melhor partido do espaço extra de ecrã.

Embora à primeira vista as diferenças pareçam não ser muitas, nesta versão para tablets temos detalhes que facilitarão imenso o processo de escrita, com coisas como tecla de tab e Caps Lock, e até teclas de cursor, que em muito facilitarão o processo de fazer correcções rápidas sem necessidade de andar a ajustar o cursor com toques no local.


SpaceX partilha espectacular vídeo de lançamento


A SpaceX partilhou um incrível vídeo captado a partir de uma das suas plataformas flutuantes, que apanha todo o percurso de um foguete Falcon 9, desde o seu lançamento até à sua aterragem.



Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: Yuri Gagarin foi a primeira pessoa a chegar ao espaço, completanto uma órbita da Terra a 12 de Abril de 1961. Os EUA só o conseguiram fazer no ano seguinte, com o astronauta John Glenn a bordo da cápsula Friendship 7.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)