2022/10/26

Robot Speedfolding acelera dobragem de roupa

Investigadores criaram um robot capaz de dobrar roupa de forma eficiente - mas que ainda é extremamente vagaroso comparado com os humanos.

Os robots são capazes de superar os humanos em imensas tarefas, mas há também muitas outras nas quis falham miseravelmente. Estas últimas são normalmente coisas que os comuns humanos conseguem fazer sem qualquer problema (mesmo que contrariados), como será este caso.

Investigadores demonstraram um novo sistema que usa dois braços robots para dobrar roupa e que oferece uma melhoria substancial face a anteriores sistemas robóticos. O sistema consegue lidar com roupa em qualquer posição, determinando os melhores pontos para segurar a roupa e efectuar a operação pretendida, representando um aumento de velocidade entre 5 a 10x face aos sistemas anteriores. Mas, na prática, o avanço traduz-se numa capacidade de dobrar entre 30 a 40 peças de roupa por hora, que dificilmente impressionarão qualquer humano.


Veremos se daqui por três anos teremos o robot da Tesla a conseguir fazer algo deste tipo, ou se será algo que Elon Musk dirá que chegará "no próximo ano".

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)