2022/10/28

Spotify remove compra de audiobooks por exigência da Apple

O Spotify voltou a chocar com as imposições da Apple na App Store, tendo sido forçado a remover a opção de compra de audiobooks.

O Spotify muito se tem queixado da forma como a Apple aplica regras e limitações na App Store para impedir uma verdadeira concorrência, e voltou a sentir esse efeito quando tentou adicionar a compra de audiobooks na sua app. Uma funcionalidade que nem sequer era feita directamente na app (para escapar ao pagamento das comissões da Apple) mas sim através do envio de um link via email para que os utilizadores efectuassem a compra através da web.

Mas nem assim a Apple deixou passar, fazendo com que o Spotify removesse por completo a possibilidade de compra dos audiobooks, mas com o desabafo que sabe que a situação "não é a ideal".

A questão é que este caso parece ser mais um caso claro de como a Apple não aplica as regras de forma coerente. Nas suas condições a Apple refere que as apps podem pedir o direito para apresentarem links para compras externas feitas através da web, que é precisamente aquilo que o Spotify estava a fazer. Mas, na boa tradição das avaliações da App Store, não foi dada qualquer explicação porque motivo isso não foi aprovado neste caso.

Seguramente o Spotify irá adicionar mais este incidente aos seus processo de queixa contra a Apple nos tribunais da UE.

1 comentário:

  1. Isto é apenas triste. e triste do lado da apple. todos perdem e perde principalmente o consumidor

    ResponderEliminar